Dia das Mulheres para Empresas

Dia das Mulheres para Empresas
Tempo de leitura: 9 minutos

Dia das Mulheres para Empresas

O dia internacional das mulheres é uma data que nasceu da luta das mulheres por direitos iguais. É generalidade que se interprete a data porquê um momento de presentear e elogiar as mulheres, no entanto, historicamente  o dia 8 de março é um dia que representa lutar por direitos e melhores condições de trabalho.

Justamente por levante histórico de luta relacionada ao trabalho, é chave que empresas reconheçam a valia da data e desenvolvam iniciativas para contribuir com o estabilidade no envolvente de trabalho.

As mulheres ainda ocupam menos postos de trabalhos, recebem, em média, 79% do salário masculino, ocupam exclusivamente 3% dos cargos de liderança, além de muitas vezes encararem jornada dupla, sendo elas as responsáveis pelos cuidados da morada e dos filhos. Estes são exclusivamente alguns dos muitos desafios que ainda se impõe às mulheres em relação ao mercado, portanto, sem olvidar das conquistas feitas nas últimas décadas, ainda há muito caminho a ser trilhado em direção a isenção. E as empresas são secção disso. 

É de praxe que empresas, das menores às maiores, não deixem o dia internacional das mulheres passar em branco. No entanto, muitas vezes a celebração organizacional, não tem porquê foco a buscar maior estabilidade entre as homens e mulheres. Inclusive, algumas ações podem ir na direção contrária do que a data propõe. 

Fizemos um guia para ajudar empresas e profissionais que trabalham com RH e gestão a entender porquê sua empresa pode produzir ações que contribuam para um envolvente de trabalho mais saudável e equitativo. 

Se você quiser saber porquê participar do dia internacional das mulheres no seu cotidiano, lidando com mãe, filha, parceira, amiga, fizemos levante outro texto. 

As vantagens de um envolvente de trabalho mais equilibrado

Legenda

“Pensar em ações especiais para as mulheres, não é dar um privilégio para só uma secção da equipe?”

Essa é uma questão muito generalidade. No entanto, entendemos que vivemos em um mundo desigual em que os “competidores” não têm as mesmas “linhas de partidas” nem os mesmos “equipamentos para a corrida” e que, para alguns competidores, haverá obstáculos extras. Por isso, precisamos pensar em porquê agir dissemelhante com alguns grupos, se quisermos trazer estabilidade e oportunidades iguais para todos os competidores. 

(Se você quiser entender mais sobre os desafios das mulheres no mercado de trabalho, levante link pode te trazer alguns dados.)

Uma equipe com volubilidade e em com condições equitativas de trabalho pode ser mais criativa, inovadora e produzir com mais qualidade. Conversamos com a Mariana Simões, gerente de Pluralidade e Sustentabilidade da White Martins na América Latina, que relembrou o seguinte oferecido: em empresas nas quais 30% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (e hoje a média é 3%), tendem a ser 1,4 vezes mais lucrativa. 

O dia internacional das mulheres acaba sendo uma oportunidade de olhar com mais atenção para estes desafios e prosseguir com ações práticas. Mas, vale lembrar que prometer o estabilidade de condições de trabalho entre homens e mulheres deve ser uma tarefa permanente aplicadas durante todo o ano.

“Não pode mais dar flores nem elogiar?”

Conforme as discussões sobre direitos, diferenças, reverência e condições de trabalho foram avançando, ações comuns no dia das mulheres, que até logo eram corriqueiras, foram questionadas e criticadas: flores, produtos de venustidade e mensagens que se referem à estereótipos femininos, são as principais delas. 

Não queremos cá produzir um manual de claro ou inexacto, mas apresentar caminhos para a elaboração de ações transformadoras. Neste sentido é importante entender o motivo da sátira para que a gente possa pensar quais são os outros caminhos possíveis.

No 8 de março, as mulheres não se procura um “entusiasmo” pontual  (principalmente quando levante nem sequer agrada a todas) e, sim, formas de reconhecimento genuíno e traduzido em ações, pelo trabalho e esforço.

Ao termo do texto citamos alguns cuidados que precisam ser tomados e ponto a evitar.

Agora vamos ao nosso guia de porquê elaborar uma ação transformadora.

O que é preciso levar em consideração ao elaborar ações de dia das mulheres?

Além da Mariana Simões, também conversamos com o Vladimir Alves, gerente de Pluralidade & Inclusão da John Deere para saber algumas ações práticas e reais que trabalham a serviço isenção no trabalho.

Compreender qual é o momento da sua empresa:

Vladimir aponta que nem todas as empresas estão no mesmo ponto da conversa sobre as mulheres e o mercado.

“O tema de mulheres nós temos trabalhados há alguns anos, logo na verdade a gente já passou por alguns estágios que algumas empresas não tenham.”

Entender qual é o momento da sua empresa é importante para definir sua ação. Se sua empresa ainda não tem planos de inclusão e volubilidade, vale principiar trazendo conteúdos e conversas básicas sobre direitos e valorização das mulheres. 

Os dois gestores com que conversamos ressaltam a valia de fazer com que os funcionários homens também se engajem nas conversas e ações por isenção.

“As discussões de isenção de gênero permeia toda a organização, logo um zelo que a gente tem, e um recomendação que a gente dá para as empresas, é entender se as mensagens estão sendo direcionadas exclusivamente para as mulheres. Em todos os nossos convites a gente está muito preocupado em invocar o varão para a conversa.”, diz Mariana.

“As mulheres de maneira universal já estão se organizando para levante momento, logo a gente precisa trazer os homens para esta discussão. (…) Uma vez que é que a gente pode trabalhar juntos, homens e mulheres em pró da isenção de gênero?”, completa Vladimir.

Planejar com antecedência 

As iniciativas podem variar de concordância com os recursos humanos e financeiros da empresa voltando para o dia das mulheres, mas sempre é verosímil desenvolver alguma atividade colaborativa quando se planeja com antecedência.

O calendário das empresas precisa incluir datas porquê o dia das mulheres, o dia do orgulho LGBTQ ou o dia da consciência negra, porquê secção do planejamento anual, para que, com muitos ou poucos recursos, se possa gerar uma ações constantes e significativa de transformações inclusivas.

Vladimir conta para o PdH que na John Deere, o planejamento das ações de dia das mulheres começa em setembro/outubro do ano interno. Para Mariana, na White Martins, elas começam em dezembro.

Vladimir também conta porquê o trabalho é desenvolvido de maneira participativa: “a gente trabalha com a metodologia do design thinking: todo o projecto do trabalho é feito com o envolvimento dessas pessoas que participam destes comitês, logo é totalmente participativo, o que a gente labareda de bottom-up (de inferior para cima)”

Reunir quem tem afinidade com o tema para o desenvolvimento das ações

A Mariana conta que além das ações institucionais, a empresa com com Grupos de Valorização da Pluralidade: grupos formado por voluntários da companhia, de áreas distintas, que se reúnem para promover ações próprias. 

Empresas que não tenham uma superfície focada em Pluralidade e Inclusão podem pensar dar incentivos e recursos para a formação de um grupo porquê levante, reunindo voluntários e voluntárias interessandos no tema para desenvolver as ações (no dia das mulheres, ou no resto do ano).

Considerando contextos de trabalho menos flexíveis e/ou com menos possibilidade de participação conjunta, sugerimos que a empresa mobilize para a elaboração desta ação uma funcionária que tenham afinidade com o tema de gênero e isenção para conduzir ou participar da elaboração da ação.

Participação da liderança no tema

Mariana destaca a valia de ter a liderança da empresa envolvida de valorização das ações de dia das mulheres. A gestora relata que o próprio presidente da empresa abriu uma palestra mostrando a valia da inclusão de mulheres até mesmo para o próprio prolongamento da empresa. E que, ao longo do ano, as pautas de inclusão fazem secção da agenda do presidente.

“O presidente estar ali labareda outros líderes homens para esta conversa.”

Pensar na prisão de produção porquê um todos

Fortalecer as mulheres na prisão inteira de produção é um noção que vai muito além do dia das mulheres: significa incluir mulheres em todas as etapas: produção, operação, planejamento, fornecimento e de tomada de decisão. 

Mariana conta que, para o dia das mulheres, a empresa contratou uma artista gráfica para desenvolver as artes que seriam divulgadas na data. Para a gerente, esta é uma de gerar investimento no trabalho de mulheres de outras mulheres externas a empresa. 

Que ações sua empresa pode por em prática no dia das mulheres?

Informar e introduzir conversas sobre o dia das mulheres e isenção de gênero

Legenda

Um colega que lidera uma pequena equipe, deixou o planejamento para a última hora, tendo muito pouco orçamento, pediu uma sugestão que pudesse ser posta em prática em menos de uma semana.

Uma opção é produzir uma curadoria de teor que possa informar seus funcionários sobre a origem do dia internacional das mulheres, sua real motivação, apresentando dados que ilustrem os desequilíbrio e as dificuldades das mulheres no mercado de trabalho.

Vale também trazer material especifico para incluir os homens nesta conversa, na intenção de sensibilizá-los a reconhecer as dificuldades das mulheres, a potência das suas colegas de trabalho e também porquê a desigualdade de gênero os afeta.

Havendo maior orçamento e planejamento, vale pensar em contratar empresas e ativistas que trabalhem com o tema e que possam mediar conversas disseminando informações e disparando transformações no envolvente de trabalho. (O instituto PdH tem elaborado cada vez mais com levante tipo de ação) 

Promover ações de escuta e reconhecimento das necessidades

Caso sua empresa esteja no momento inicial de discussões sobre isenção, uma opção que pode ser aplicada de maneira simples são ações de escuta e reconhecimento das necessidades das colaboradoras mulheres.

Formulários anônimos muito desenvolvidos ou rodas de conversa mediadas por profissionais podem ser exemplos de espaços seguros nos quais as colaboradoras poderiam apresentar demandas e ou propor soluções. 

Campanhas que valorizem o trabalho das mulheres

Sua empresa pode pensar em uma campanha que valorize o trabalho das mulheres da empresa e até mesmo restabelecer grandes nomes que contribuíram para o desenvolvimento da superfície em que a empresa atua (cientistas, pesquisadoras, intelectuais, ativistas).

Mariana também conta que uma das ações da empresa foi produzir imagens para whatsapp com mensagens de reconhecimento e valorização do trabalho, de modo que os funcionários possam enviar estas uma ou outra arte para as mulheres que admiram.

Ainda na White Martins, o Grupo de valorização da volubilidade resolveu homenagear 35 mulheres que fizeram grandes trabalhos dentro da empresa. 

A John Deere, por sua vez, desenvolveu artes que valoriza o trabalho das mulheres de maneira mais universal, contrapondo frases machistas que são comuns no mercado de trabalho. 

Impulsionando Carreiras 

Mentorias e programas de impulsionamento são ações mais elaboradas, mas que tem uma potência transformadora e eterno na vida das mulheres. Cursos e workshops relacionados a áreas de interesse das funcionárias também pode ser uma forma de impulsionamento.

Vladimir conta que a John Deere aplica programas de impulsionamento de curso durante o ano todo, mas que no mês de março traz programas de aceleração 100% feitos por e para mulheres.

Cuidados que precisam ser tomados:

Não caia nos estereótipos

Quando eu digitei “Mensagem de Dia da Mulher”, essa foi a primeira que apareceu na procura:

“As mulheres não são todas iguais. Todas são diferentes, mas todas têm em generalidade o tamanho do coração. Todas são bondosas, carregam um carinho no olhar e uma força angelical nos gestos.

Todas são batalhadoras, umas mais guerreiras que outras! As mulheres são a venustidade do mundo. Elas tornam a vida de qualquer pessoa em paraísos repletos de paixão e paixão. As mulheres merecem ser felizes, sorrir e receber o paixão de todo mundo.”

Talvez muitas pessoas leiam mensagens porquê estas e as considerem bastante adequadas, lisonjeiras. “Qual seria o problema nisso?”

Quando você define que todas as mulheres representam a venustidade do mundo, está reforçando aquela velha teoria de que as mulheres tem que cuidar da sua estética e que secção da sua existência serve para deleitar visualmente os homens. Quando se colocam todas as mulheres porquê seres de paixão, carinho, zelo e ternura, não é exclusivamente um preconização mas a apresentação de um ideal que se espera desta mulher. E isto não é ideal por fim, algumas mulheres podem carregar esta particularidade, mas nascer mulher não significa herdar o gene da ternura e do zelo.

Esperar ou exigir isso, seria encarcerar as mulheres dentro de uma caixa e definir por sequência que os homens pertencem a caixa oposta. É uma prisão para os dois lados.

A homenagem não deve sobrecarregar as mulheres

A rede McDonalds em 2018, preparou uma ação na qual, em 8 de março, 20 lojas operariam exclusivamente porquê mulheres trabalhando. Há quem defenda que a intenção era provar a autossuficiência das funcionárias mulheres, mas a notícia gerou críticas.

Independente do mote, na prática o que aconteceu foi que o dia internacional das mulheres rendeu folga aos homens e mais escalas para as funcionárias mulheres. 

E se minha empresa quiser dar presente?

Dar alguma memorandum pode ser uma opção complementar a outras ações. No entanto, para evitar tombar no problema citado supra, preparamos algumas recomendações:

  • Evitar presentes que reforçem estereótipos de feminilidade que não se aplicam a todas as mulheres: flores, produtos de venustidade, mensagens de delicadeza

  • Personalizar cartões, de modo que cada colaboradora se sinta reconhecida por sua individualidade e conhecimento.

  • Presentear com vale livros ou livros. (Caso for escolher o livro, dê preferência a livros escritos por mulheres, que contem histórias de mulheres ou que valorizem a potência das mulheres)

  • Comprar produtos que estejam contribuindo para o negócio de outras mulheres (lembrando de não substanciar estereótipo)

  • Presentes ou vales que propiciem momentos de cultura ou lazer 

  • Um dia de folga ou algumas horas a menos de trabalho podem ser um presente extremamente úteis às funcionárias. 

E evidente, queremos que você que está lendo nos conte que ação você gostaria de ver na sua empresa e qual iniciativa você indicaria para contribuir para a isenção de gênero no envolvente de trabalho.


publicado em 06 de Março de 2020, 06:10





Fonte: papodehomem.com.br

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