O que é ser um varão trans?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é ser um varão trans?

Jogo rápido, papo sério .

Conheci a Rosa Luz em junho do ano pretérito, durante a gravação de uma série que eu produzia. Ela mora em Brasília, é uma mulher trans, artista, periférica, negra e tem um conduto no YouTube. Muito do que eu aprendi sobre transexualidade veio de lá, e entre os ricos trabalhos que ela desenvolve está uma série de vídeos a reverência desse objecto, o #YouTubeTrans.  

Um deles é o relato do Marcelo Caetano, pesquisador político e varão trans, contando as experiências pelas quais ele passou durante todo o processo de reconhecimento da própria identidade de gênero. 

Depois de testemunhar ao testemunho dele e de ler os vários posts a reverência do dia do orgulho trans, que foi ontem, fiquei me questionando sobre diversos pontos, até porque esse é um objecto em relação ao qual eu não tenho grandes domínios, assim porquê a maioria das pessoas que estão ao meu volta.

O que passa pela sua cabeça quando lê a sentença “Varão trans”? A gente sempre acaba caindo nas caixinhas de esteriótipos quando o objecto é sexualidade e gênero, e nos livrarmos delas pode valer o encontro de um mundo muito mais vasto e diverso. 

Uma das coisas que eu percebi foi a exiguidade de pessoas trans na minha vida, desde amigos e conhecidos à, sei lá, referências musicais. E nessas eu encontrei esse poeta e MC, o Black Cracker, que é varão trans. Conhece? Dá uma olhada no trampo dele! Vale.
Outro trabalho super legítimo é o da margem Schmekel, formada exclusivamente por homens trans. Esse é o Nogga, baixista.

Na medida do verosímil, é importante que a gente converse e busque informações sobre essa e outras questões, principalmente quando o objecto é palco de tantas dores e mortes. E pra falar sobre o tema, zero melhor do que a pessoa que sente na própria pele a dor e a delícia de ser o que é, né?

Logo esse é o vídeo do Marcelo Caetano para a série da Rosa Luz, que eu comentei no início do texto. Vem ver!

Vivências de um Varão Trans | Link do YouTube

***

Se você quiser saber mais sobre o objecto, tô com alguns links que podem ajudar. Vem ver e me conta o que você pensa 🙂

– Periferia Trans

– Porquê é ser namorada de um varão trans? Cá e cá 

– Relatos de um varão trans

– Bernardo, varão transexual, fala sobre saúde

– Negritude e transmasculinidade

– Onde estão as pessoas trans ao seu volta?

– Silabário da defensoria pública sobre modificação de nome/sexo no registro social.

– Núcleo de pedestal e inclusão social de travestis e transexuais

 


publicado em 30 de Janeiro de 2017, 12:20





Fonte: papodehomem.com.br

Você não é menos varão por estar desempregado

“Aposto tudo em me formar legista ou desisto pra cuidar de mim?”